quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NEM TUDO QUE SE VÊ É REAL

Na verdade o título até poderia ser "quase tudo o que se vê não é real" em se tratando de cinema e televisão. Hoje li um post do site HDSLR (muito bom site por sinal) falando sobre os efeitos utilizados no cinema e nos seriados, principalmente os norte-americanos, e fiquei pensando sobre essa questão da ficção dentro da produção da ficção.
Trabalho com televisão há 12 anos e sei como essas coisas funcionam, mesmo assim quando vamos ao cinema ou mesmo quando assistimos nossa série favorita somos levados a acreditar naquilo que vemos diante de nós. Quanto mais real nos parece melhor o trabalho feito pela equipe envolvida.
Quando vemos uma série ambientada numa grande cidade ou no meio de um deserto acabamos acreditando que as gravações aconteceram ali e quase nunca isso é verdade. Imagine parar a Times Square para a gravação de uma cena ou então levar toda uma equipe para o Japão apenas para uma perseguição de um personagem. Caro e sem a menor condição logística, por isso cada vez mais a computação gráfica ajuda os roteiristas e diretores a manterem certos tipos de cena mesmo sem precisar sair do estúdio. 
Mesmo trabalhando nesse mundo, toda vez que vejo algo assim ainda fico pensando: como eles conseguem me enganar de forma tão perfeita? Vi algumas cenas abaixo que nunca imaginaria que tivessem sido feitas em estúdio.
Se você gosta de séries, acha que um dia vai viajar para os EUA para conhecer tal rua onde mora tal personagem cuidado, a tal rua pode até existir mas é muito provável que nunca tenham gravado uma cena por lá. Abaixo você confere um vídeo com vários exemplos de como essa ilusão é feita. Da-lhe Chroma Key neles...


Set-extension and Virtual Planes Demo from Stargate Studios on Vimeo.

5 Comentários:

Pop Blogs disse...

Muito legal esta postagem. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs: http://www.popblogs.net

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar quantas postagens você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.

ppalmiro disse...

Muito legal.acho muito legal esse s efeito s

Anônimo disse...

Cara que tesão de post... eu mexo com tecnologia a 6 anos e nunca tinha parado pra pensar que tudo funciona assim.

Abraços

Anônimo disse...

Mel dels era tudo mentira, até cenas do escritório são mentira... mt mt bem feito

Anônimo disse...

Muito bom! Muito bom..

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO