terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ANALFABETISMO MULTIMIDIÁTICO

No lugar da lousa as telas também parecem
ficar em branco para algumas pessoas.
Nossa o título desse post parece tema de monografia, mas o que pretendo falar aqui é sobre um problema muito comum na web mas que pouco damos conta dele. Comecei a reparar nesse tipo de analfabetismo há algum tempo, principalmente pelos comentários e e-mails que recebo sobre posts aqui do blog. 
As pessoas gostam de imagem, isso é fato. Uma foto legal, um vídeo bem feito chama muito mais atenção do que um aglomerado de letras. Quando falamos de publicações multimídia, as várias formas de conteúdo (texto, vídeo, foto, infográfico, desenhos, etc) são complementares, uma coisa ajuda a apoiar a outra, elas não estão lá aleatoriamente e isoladas. 
Claro que existem posts onde a foto tem uma grau de importância maior, em outros o vídeo e em grande parte o texto. Mas mesmo assim, mesmo quando há um grau de importância maior em um dos elementos os outros continuam tendo uma função vital para o completo entendimento da mensagem.
Não é raro eu receber de pessoas (incluindo gente que conheço e sei o grau de inteligência) perguntas completamente desnecessárias se elas realmente tivessem olhado o conteúdo por completo. Se elas tivessem realmente lido o texto do post, o título, observado a foto ou prestado atenção no vídeo. 
No começo eu tinha ficado muito preocupado achando que eu não estava sendo claro nos textos ou se tinha deixado passar alguma coisa. Mas vi que não (claro que sempre o conteúdo pode ser melhorado) mas há uma diferença vital entre lapidar ainda mais um conteúdo de alguém que não presta atenção nele. 
Fiz uma foto em determinado local e no texto explico como consegui tirar tal foto. Porém chegam inúmeras pessoas me perguntando coisas sobre a foto que estão respondidas no texto. Eu pergunto se a pessoa leu o post e elas dizem que sim, peço então para que elas leiam novamente já que tudo o que foi perguntado está escrito lá. Para minha surpresa vem a resposta: nossa, é verdade, nem prestei atenção. 
Isso é muito perigoso. Cada vez somos levados a apenas dar um olhar superficial sobre as coisas e isso é muito triste pois podemos perder o principal da mensagem.
OBS: Antes que alguém venha falar de preconceito e coisas do tipo peço para que releiam o texto e vejam que não falo de pessoas analfabetas que infelizmente, por inúmeras razões, não tiveram condições de estudo. 

1 Comentário:

Adriana Marcon disse...

Hoje, com as inúmeras fontes de informações as pessoas estão acostumadas a receberem a "notícia" pronto, isto está condicionado, elas tem certa "dificuldade" em ler. Talvez acomodadas.
E como você citou, é um risco muito grande, decisões que envolvem a vida destes cidadãos estão, por exemplo, contidas em textos e por este "olhar superficial" acaba por passar despercebido.
Hoje, muitos são os fatos que ocorrem devido a desatenção!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO