quarta-feira, 7 de março de 2012

PILOTO DE TESTES

Em televisão existe o piloto, piloto que é na verdade um teste, um ensaio, um "vamos ver como isso vai funcionar". É algo muito comum e grande maioria do que é gravado em piloto nunca você vai ver na sua tela.
Eu já gravei uma infinidade de pilotos para a TV. Desde projetos bem criativos e que certamente dariam uma mistura legal até piloto de programas famosos e que estão no ar. Mas nem sempre você que fez o teste será o titular do programa em questão. Algo como acontece no automobilismo por exemplo.
No mundo da velocidade existe o piloto de testes. Deve ser uma das figuras que mais trabalha (no caso da F1 trabalhava depois que proibiram grande parte dos testes). Porém vamos pensar na função em si. 
A equipe trabalha pesado e constrói uma nova máquina, potente, pronta para ser colocada na pista e ver quais os limites ela pode chegar. Então o piloto de testes entra em cena. 
Na lógica, se a equipe quer saber todos os limites do carro e ver se ele é bom, o test driver tem que ser muito bom. Tem que ser um cara que saiba traduzir tudo o que a máquina faz para repassar os detalhes para que os engenheiros possam corrigir, melhorar ou manter no equipamento. 
Mas ai vem a grande sacanagem. Depois de todos os testes, ajustes, amaciada, depois que o carro é domado, está afinadinho para ir lá e vencer, ser usufruído no seu limite vem o piloto titular, senta a bunda no cockpit e acelera, ganha títulos, tem toda as glórias de ser o titular no campeonato. Ninguém mais lembra do tal piloto de testes. 
É injusto? Pode ser. Grandes talentos podem ter passado a vida inteira testando e se tivessem corrido seriam grandes campeões. Tudo também fica no âmbito do "se". Sabe, parece aquela coisa do cara que fica lá um tempão paquerando a menina e depois de algum tempo quando ele vai realmente aos finalmentes vem outro cara e entra na sua frente e leva toda a fama. 
Assim é o mundo dos testes, em alguns momentos somos escalados para essa missão, em outros somos protagonistas. Assim vai girando o mundo e isso não é um teste. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO