sexta-feira, 11 de maio de 2012

ARQUEOLOGIA DIGITAL - ESCAVANDO O ORKUT

Amo fazer as coisas na madrugada porque ela me proporciona abrir mais a mente, sair um pouco da rota comum e conhecida e fazer coisas que não estava costumado a fazer. Anteontem, por exemplo, tive praticamente uma reunião de pauta quatro da manhã. 
Foi nesse momento que muitas coisas clarearam sobre um projeto que realizo junto com uma amiga. Isso não é a primeira vez que acontece. Acho que 80% dos posts aqui do blog foram escritos nesse período, minhas edições faço também por volta desse horário e por aí vai.
Ontem a madrugada me serviu como máquina do tempo. Durante a conversa com uma amiga começamos a falar sobre o Orkut até que resolvemos entrar nele para ver algumas fotos e comunidades. Eu (nem sei por qual razão) ainda divulgo meus posts lá. Faço isso de forma automática, sem entrar na rede social. 
Imediatamente fui remetido para 2005, me senti um arqueólogo fazendo uma escavação em terreno desconhecido. Fui tirando a poeira, fui relembrando de coisas, lendo depoimentos, vendo fotos que estão por lá. A cada poeira tirada uma lembrança surgia de uma época que foi muito divertida. Para exercitar um pouco me atrevi até a escrever um depoimento.
Foi com o Orkut que começamos a engatinhar nessa história de redes sociais. Cada amigo que encontrávamos, cada familiar, pessoas distantes, parece que todos estavam ali próximos novamente quando usávamos a rede. O Orkut me remete a uma época bem gostosa da minha vida pessoal e profissional.
Sei que ainda muita gente usa aqui no Brasil, da minha lista de amigos aparentemente bem poucos, mas é interessante ver como as coisas na era digital também já estão virando expedição para aqueles que querem relembrar um passado ainda recente, mas que muitas vezes já está sendo soterrado por tantos grãos ou bits...

1 Comentário:

Milla disse...

e eu ainda ganhei um depoimento :)

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO