quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

UM BREVE TEXTO SOBRE VAIDADE, EGO E CARÊNCIA

Todos nós, de uma forma ou de outra, com mais ou menos intensidade, no fundo estamos buscando aprovação. Aprovação dos país, aprovação dos amigos, aprovação dos colegas de profissão, aprovação nas redes sociais, aprovação no trabalho, aprovação do mundo. Um "curtir" geral.
Isso mexe com a nossa vaidade. E sim, todos somos vaidosos, claro que cada um assim como na aprovação, dentro de uma escala de mais ou menos. Por isso mesmo as vezes parecemos um cachorrinho que faz de tudo em busca da recompensa, que pode ser um carinho, que pode ser um biscoito, que pode ser um simples sorriso. Não importa, mas quando essa aprovação vem nos sentimos os donos do mundo, assim como o cão que abana o rabo, pula e fica feliz. Mesmo sem receber esse agrado, até mesmo sendo desrespeitado, ignorado e coisas assim, basta um sinal de afeto que o cão se entrega.
Conforme vamos realizando as coisas vamos ficando viciados nessa aprovação, nesse retorno, mesmo quando ele não é aquilo que esperamos, mas sempre esperamos por algo. Nesse ponto estamos mexendo de forma perigosa com o Ego. Precisamos encontrar um equilíbrio adequado para não inflar demasiadamente o Ego para que ele nos cegue, mas também não podemos deixar que ele se apequene e  nos deixe encurralados em um canto escuro. Isso não é fácil.
As vezes, por carência, ou por estar tempo demais numa redoma quase que intransponível, perdemos o costume com essas coisas. Nós criamos algumas expectativas, mas quando a aprovação vem é quase que uma overdose. Quando ela não aparece o momento de abstinência é meio perturbador. Começamos a sentir falta dessa aprovação, e vamos usando energias de outras fontes para manter o Ego dentro do equilíbrio saudável. Não é fácil e também não precisa de muita coisa... 


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO