sexta-feira, 26 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM LÍDER

Discutir religião é sempre muito desgastante, mas não deveria ser. Infelizmente acho que a grande maioria dos seres humanos não está aberta a opiniões contrárias ou a compreender e respeitar o ponto de vista do outro. 

Todas as religiões tem seus lados positivos e negativos. Acho que se eu pudesse elencar o pior do negativo seria o fanatismo. O fanatismo leva a cegueira, leva a falta de discernimento e portanto a fácil manipulação. O lado positivo eu elencaria a esperança na bondade, naquilo que eleva o espírito a algo bom. 

Eu gosto muito de várias religiões, diria que sou predominantemente católico, mas creio e gosto de várias coisas em outras religiões. Uma vantagem da minha profissão foi poder entrevistar e conhecer de perto líderes das principais religiões. Já entrevistei Monja, Lama, Bispo, Pastor, Sheikh, Ateu, Rabino.. de tudo mesmo e sempre extraio algo de muito bom de todas essas experiências. 

O Papa está no Brasil, não, eu não vou entrevistar ele, mas adoraria, daria um belo Personas. Bom, não era isso que eu queria dizer. É notável a crise que o catolicismo enfrenta, ou melhor, que a Igreja Católica enfrenta. O avanço de outras religiões, os problemas administrativos dentro do Vaticano, as denuncias fortes de pedofilia entre outras coisas abalaram tanto a estrutura da Igreja que o último Papa pediu pra sair. 

O que poderia agravar ainda mais esse cenário acabou se tornando um fôlego tremendo com a eleição do argentino. Carisma, pulso firme, ligação direta com as pessoas, humildade, proximidade, são algumas das características que transformaram em menos de 100 dias o Papa em um fenômeno de adoração. 

O Papa Francisco realmente é o líder que a Igreja Católica precisava para retomar a credibilidade diante dos fiéis e o respeito daqueles que crêem em outras religiões. Esses dias dele aqui na Jornada Mundial da Juventude são um grande exemplo. Avesso aos protocolos, querendo tocar o povo, falando de forma simples e bem humorada, pegando até um engarrafamento com sorriso no rosto ele cativou a todos. 

Confesso que fico feliz em ver que esse novo Papa está trazendo a religiosidade para o centro da igreja. Isso é importante para todos, católicos ou não. 

Ele se mostra um excelente líder e creio que vai ter a sabedoria para mudar os rumos perigosos que a igreja estava tomando. 

Sem contar que ele é uma figura, com certeza seria uma ótima experiência entrevistá-lo. 

1 Comentário:

Mente Aberta News disse...

O Papa é pop! Mais um texto agradabilíssimo de se ler! =D

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO