quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

OS 4 TORCEDORES NO VAZIO PACAEMBU

Entendo que os quatro torcedores que conseguiram assistir ao jogo do Corinthians pela Libertadores no Pacaembu fizeram o que fizeram com respaldo das leis, ou brechas que existem nelas. Porém não consigo entender a razão. 

Aliás entendo sim, principalmente depois de ver a entrevista de dois deles. Perceberam a possibilidade de promoção. Os holofotes estariam todos voltados para eles. Melhor do que pendurar uma melancia no pescoço é pendurar um estádio vazio com toda a mídia de olho para as arquibancadas vazias. 

Vão ser matéria em todos os lugares, vão aparecer na televisão, nos jornais, aqui na web e até aqui estou falando deles, por isso nem vou citar os nomes porque quero promove-los o mínimo possível.

Já não concordo com torcedores terem ido até a porta do estádio. Pra que????????? Agora você que se diz torcedor e sabe que sua atitude pode prejudicar seu time, da mesma forma que o acéfalo que atirou um rojão e matou um garoto. A arrogância, a prepotência e a falta de inteligência e bom senso não permitiu que os 4 que entraram desistissem do ato, mesmo com o pedido do clube.

Sou Corinthiano, mas juro que torço para que a atitude dos quatro cause alguma dor de cabeça ao Corinthians. Quero ver eles aparecerem novamente diante das câmeras. 

Olha, esse post poderia até integrar a série imbecilidade humana...


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

4 ANOS DE MURAL DO ANTENA

Olha que quase deixei passar em branco a data. A correria é tão grande e o tempo tem passado tão depressa que por pouco deixei de escrever algumas palavras sobre.

Engraçado que depois de 4 anos hoje me encontrei numa situação parecida com aqueles dias de fevereiro de 2009. Pedi uma ajuda para minha amiga Mellissa Pereira da mesma forma que fiz no princípio deste blog. 

Não vou me prolongar muito, mas acho que valem algumas palavras sobre o tamanho que este espaço tomou. Estamos bem próximos de completar 1 milhão de visitas, mais de 1100 posts, mais de 120 mil visualizações no canal do Youtube e 83 videorreportagens produzidas exclusivamente para o blog. O Mural também concorreu 4 vezes ao prêmio TopBlog e foi finalista em 2010 na principal premiação de blogs do mundo, o The Bobs

Além disso muita coisa legal passou por aqui, pude conhecer pessoas sensacionais do Brasil e de fora, escrevi post inspirados em algumas dessas pessoas, cobri eventos sensacionais e enfrentei os maiores desafios para mostrar que era possível sim fazer um trabalho profissional nesse espaço. 

O trabalho no blog de certa forma me levou a escrever a monografia para a pós-graduação. O que desenvolvi aqui me levou para outros horizontes e ampliou meu leque profissional. Quando abri esse espaço era um jornalista que trabalhava em televisão. Hoje, com a experiência que fui adquirindo por aqui aliada as coisas que eu já fazia, tenho várias frentes de trabalho e abri minha produtora junto com minha amiga Camilla de Castro. 

4 anos parece pouco tempo, mas nesse espaço de tempo muita coisa aconteceu e certamente vejo que tudo melhorou. As transformações do mercado, da tecnologia, das possibilidades foram enormes e todo dia nós vamos tentando acompanhar (não é fácil). 

Toda vez que abro meu blog fico satisfeito, orgulhoso e feliz de saber que estou realizando um trabalho digno, honesto e com qualidade. Isso se espalha para o Personas e também para os clientes que temos na Amistie

Vamos agora observar as mudanças que esse tempo maluco e acelerado vai nos trazer...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OS FILMES QUE NÃO VI - OSCAR 2013

Claro que Anne Hathaway seria a foto do post... 
O Oscar nem terminou ainda mas já estou escrevendo as primeiras linhas deste post. Se tem uma coisa que estou me culpando muito é de não conseguir recentemente assistir algo no cinema. Nem estou falando dos que disputam a estatueta, mas de qualquer filme. 

Estou sentindo falta do cheiro da pipoca, das histórias, da viagem, de tantas sensações que o cinema nos provoca. Assistindo o Oscar agora essa vontade é elevada numa potência absurda. Tantas histórias para mergulhar e eu não indo até elas. Bem, vou tentar resolver isso...

Aproveito aqui para falar da Anne Hathaway! Claro que ia falar dela, numa note onde ela aparece linda, toda meiga. Sério, quem acompanha o blog de perto sabe que tenho um negócio doido por ela. Parabéns a moça de cabelos curtos (que eu não curto nela, mas ok paciência) por ganhar o prêmio de melhor atriz coadjuvante.

Eis então que Jennifer Lawrence, vencedora do prêmio de melhor atriz tropeça na escada. Também como ela vai enxergar o degrau com um vestido enorme...

Argo levou melhor filme. Pouco posso falar sobre o vencedor e os perdedores. Tenho ouvido boas críticas ao filme, por isso devo começar minha jornada em busca do tempo perdido por ele...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

HARLEM SHAKE

Desde o começo do mês estão pipocando pela web vários vídeos com o pessoal fazendo uma dança maluca ao som da música Harlem Shake, do DJ Baauer.

São vídeos feitos pelo mundo todo, com média de 30 segundos onde aparece sempre alguém dançando sozinha em um primeiro momento e depois todos que estavam no ambiente ou que aparecem por lá começam a dançar de forma frenética.

É hilário. Tem uns muito engraçados e criativos. O primeiro que vi foi um feito durante um telejornal nos EUA. Os apresentadores, depois de exibirem reportagem sobre um desses vídeos, voltam e entram no clima (vídeo abaixo).

Basta fazer uma busca bem rápida pelo youtube para encontrar centenas de exemplos. Aqui no Brasil muita gente tem feito. São as mais diferentes situações e lugares. Abaixo também, além do telejornal você confere mais dois vídeos, um feito em uma agência de publicidade e outro aqui pelo pessoal que mora no meu bairro, o Bom Retiro. 

HARLEM SHAKE NO TELEJORNAL



HARLEM SHAKE NA AGÊNCIA



HARLEM SHAKE NO BOM RETIRO

OS ROJÕES, AS TORCIDAS E A IMBECILIDADE HUMANA

Lá vamos nós para mais um post da série "imbecilidade humana". Desta vez vou falar sobre o que aconteceu lá em Oruro no jogo entre Corinthians e San José (da Bolívia). Antes de mais nada devo aqui ressaltar que sou corintiano e isso não é fator para que eu pese minha opinião pelo lado do meu time, aliás ela está muito mais contraria...

Um garoto de 14 anos morreu. Kevin era o nome dele. Infelizmente depois de alguns minutos de alegrei de ver seu time jogar só restou tristeza para a família vendo o filho voltado dentro de um caixão depois de atingido por um rojão.

Como assim alguém morre por causa de um rojão? Como alguém tem a capacidade de atirar um artefato tão perigoso em direção a outros seres humanos e achar que nada pode acontecer? Por que alguém precisa de uma tocha incandecente para torcer pelo seu time?

São tantas perguntas que esse post poderia ser feito apenas com elas. Poucos dias atrás vimos centenas de jovens morrerem por causa de um "rojão"ativado em um local inapropriado. Nesta semana acompanhamos a morte de um jovem por causa de um rojão ativado por um inconsequente (ou vários). 

É duro ter que dizer isso, mas não adianta culpar apenas quem estava com o rojão na mão (assim como em Santa Maria), tem que haver uma punição maior, que doa em todos para que assim esses poucos imbecis parem ou pelo menos sejam inibidos de cometer suas idiotices. 

A punição veio. Até achei branda. O Corinthians jogará as próximas partidas da Libertadores sem seus torcedores nos estádios. Muita gente vai ficar revoltada, vai ter prejuízo, mas acho que isso pode levar a uma reflexão. Muitos pagarão (e o time também) pela imbecilidade de poucos, porém esses poucos precisam ser brecados e essa é uma forma. 

Chega de ver estádios virando arenas de batalhas e no dia seguinte nada ser feito, apenas dito.
Sobre esse assunto sugiro a leitura do post do blog do jornalista Flávio Gomes. Concordo plenamente com o que ele diz, o link aqui

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COISAS QUE EMOCIONAM

O vídeo que você verá no final desse post é uma daquelas coisas que nos emocionam. Ok, muitos podem dizer: é uma ação promocional. Ok é sim uma ação promocional muito bem pensada e executada.
Um flash mob muito interessante que reuniu em uma praça em Sabadell na Espanha músicos de uma orquestra, que um a um vão se incorporando a música e o final é extremamente apoteótico.
É muito interessante ver a reação das pessoas e como elas se entregam ao encanto provocado por cada instrumento musical. As crianças então ficam entusiasmadas.
Gosto de flash mobs, dessas coisas que surpreendem as pessoas, que causam uma ruptura no meio do dia e te levam para uma outra esfera sem mesmo sair da sua rota. É quase que uma fuga mental.
Imagine como esse dia foi muita mais alegre, proveitoso, leve para as pessoas que puderam ouvir e ver de perto a execução da nona sinfonia de Beethoven.
O vídeo foi considerado um dos 20 melhores vídeos virais de 2012. Vale a pena ver e viajar com a musica, com a emoção das pessoas.   


Som Sabadell from Onidea on Vimeo.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NARIZ DE CERA

Muitas vezes quando precisamos contar alguma coisa e com medo da reação, ou com certa ansiedade para descobrir o que o outro vai entender, acabamos fazendo algo interessante. Antes mesmo de dizer o fato fazemos aquela introdução longa, cheia de detalhes, que muitas vezes nem tem uma ligação direta sobre o assunto em si. 
Uma rebuscada que as vezes é uma armadilha para que o outro acabe se perdendo no meio da sua introdução e acabe nem sentindo o efeito do que realmente você tem pra contar.
No jornalismo, quando fazemos uma introdução ao assunto, quando contamos uma história antes de contar o fato em si, chamamos de nariz de cera. Nariz de cera é fugir do esquema do LEAD e fazer um rocambole antes de dar a notícia. 
Muitas vezes é para enrolar mesmo, para ocupar o espaço que faltou, para preencher o branco que não pode existir no mundo das notícias constantes.  No impresso é assim, na web também.
Temos um nariz de cera ao contrário. Na web não é o espaço que não pode ficar em branco, é o tempo. Todo momento algo novo tem que surgir, nem que para isso você faça milhões de introduções, centenas de fragmentações. Uma notícia pode ser dividida em várias e postada de tempo em tempo. Uma entrevista em vídeo é subdividida em tópicos e por aí vai. 
Esse texto mesmo é um grande nariz de cera para falar sobre o nariz de cera. Fiquei perdido em meio a tantos assuntos que na hora de escrever não conseguia desenrolar, parava no nariz de cera. Se é para parar nele então vamos falar dele. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ASTEROIDES E METEOROS PERTINHO

Foto: NASA/Reprodução
Não acho confortável, apesar dos especialistas garantirem, a passagem do asteróide logo mais bem perto da Terra. Dizem que a distância é segura, uma oportunidade rara de estudo de um objeto tão grande e tão próximo de nós.
A pedra (Chapolin bem que diria: pedra não, aerólito) tem 45 metros, mais ou menos o tamanho de um campo de futebol. Vai passar de "raspão" pela Ilha de Sumatra, mas os especialistas afiram que não será possível avistar. 
Se por acaso ela desviar um pouquinho e resolver bater no planeta, os mesmos especialistas garantem que não será nossa extinção. Vai fazer um belo estrago mas devemos continuar por aqui. 
É sempre bom ficar atento. Os russos que o digam. Hoje mesmo um meteoro resolveu dar as boas vindas, ele caiu na região central da Rússia, balançou prédios, assustou pessoas e deixou mais de 500 feridos. Várias pessoas conseguiram registra o momento (veja abaixo). Seria um cartão de visitas da pedra maior? Pedra não, aerólito...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

UM BREVE TEXTO SOBRE VAIDADE, EGO E CARÊNCIA

Todos nós, de uma forma ou de outra, com mais ou menos intensidade, no fundo estamos buscando aprovação. Aprovação dos país, aprovação dos amigos, aprovação dos colegas de profissão, aprovação nas redes sociais, aprovação no trabalho, aprovação do mundo. Um "curtir" geral.
Isso mexe com a nossa vaidade. E sim, todos somos vaidosos, claro que cada um assim como na aprovação, dentro de uma escala de mais ou menos. Por isso mesmo as vezes parecemos um cachorrinho que faz de tudo em busca da recompensa, que pode ser um carinho, que pode ser um biscoito, que pode ser um simples sorriso. Não importa, mas quando essa aprovação vem nos sentimos os donos do mundo, assim como o cão que abana o rabo, pula e fica feliz. Mesmo sem receber esse agrado, até mesmo sendo desrespeitado, ignorado e coisas assim, basta um sinal de afeto que o cão se entrega.
Conforme vamos realizando as coisas vamos ficando viciados nessa aprovação, nesse retorno, mesmo quando ele não é aquilo que esperamos, mas sempre esperamos por algo. Nesse ponto estamos mexendo de forma perigosa com o Ego. Precisamos encontrar um equilíbrio adequado para não inflar demasiadamente o Ego para que ele nos cegue, mas também não podemos deixar que ele se apequene e  nos deixe encurralados em um canto escuro. Isso não é fácil.
As vezes, por carência, ou por estar tempo demais numa redoma quase que intransponível, perdemos o costume com essas coisas. Nós criamos algumas expectativas, mas quando a aprovação vem é quase que uma overdose. Quando ela não aparece o momento de abstinência é meio perturbador. Começamos a sentir falta dessa aprovação, e vamos usando energias de outras fontes para manter o Ego dentro do equilíbrio saudável. Não é fácil e também não precisa de muita coisa... 


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ENSAIO FOTOGRÁFICO - LUCIANA GIMENEZ

Foto: Antenor Thomé
Semana passada postei aqui no blog a reportagem que realizei para a RedeTV! com a Daniela Albuquerque (clique aqui para ver). Foi um ensaio fotográfico da apresentadora para compor fotos para divulgação. 
Por coincidência dias depois gravei outro ensaio fotográfico com outra estrela da emissora. Luciana Gimenez vai ser capa da revista Uma em breve e esteve em um estúdio para fazer as fotos para a capa. 
Com visual diferente ela falou sobre o ensaio e também sobre o programa Luciana by Night que estreou no final do ano passado. 
Gosto de gravar bastidores de ensaios fotográficos. Gosto também de fazer ensaios fotográficos. Estamos com ideias bem interessantes para começarmos a fazer ensaios fotográficos pela Amistie Vídeos e Produções. Em breve divulgo detalhes por aqui.
Abaixo confira a reportagem com a Luciana Gimenez.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A ENERGIA DO CARNAVAL CARIOCA

Ensaio da União da Ilha do Governador
Sem aquela história de comparar, mas já comparando, é inevitável notar certas diferenças entre o carnaval carioca e o carnaval aqui de São Paulo. 
Não vou usar os desfiles como comparativo pois nunca estive nos desfiles das escolas de samba do Rio.  Porém este ano conferi de perto o ensaio de uma das escolas mais tradicionais de lá. Nesse ponto senti algumas diferenças com as escolas aqui de São Paulo.
Já estive em muitos ensaios de escolas de São Paulo. São ótimos, animados, o clima é gostoso. No Rio senti tudo isso e muito mais. Senti um clima acolhedor dos integrantes da escola, a disposição da quadra também, a batida do samba dão um toque bem diferente ao ensaio.
Fui na quadra da União da Ilha do Governador. Fui a trabalho e não por diversão, mas é impossível não se contagiar com o clima. O samba, que neste ano homenageia Vinícius de Moraes, é bem fácil e gostoso. Quando menos se espera você está lá sambando. 
Não só eu caí no samba como o mascote da Avianca, o AVI, essa arara vermelha muito simpática e que conquistou as pessoas no ensaio. Abaixo o resultado do trabalho lá na quadra da União da Ilha.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O DESCANSO NO CARNAVAL

Elle Roche no desfile pela Rosas.
Foto: Julia Chequer/Folhapress
Eu gosto de carnaval. Acho que tirando os problemas que qualquer festa costuma ter e os exageros que também ocorrem em qualquer situação, o carnaval é uma festa alegre, agitada e nos tira daquela rotina.
Nos últimos 3 anos participei da cobertura dos bastidores do carnaval pela RedeTV!. Vou dizer que não é fácil. Qualquer cobertura de um grande evento requer paciência, boa forma, atenção e se chover um pouco de ânimo extra.
Durante a cobertura andamos centenas de vezes pelo sambódromo, fazemos outras centenas de entrevistas. Com os foliões, musas, passistas, destaques, famoso... Sem contar quando um carro tem problema, um integrante se atrasa, um super famosos chega. É corrido e cansativo mas é legal.
Só que não dá pra trabalhar todo ano. Uma hora o corpo pede uma folguinha também e além de mostrar essa festa temos vontade de ver como espectador.
Para não deixar passar em branco, neste ano gravamos para o Personas um depoimento com a passista da Rosas de Ouro Talita Medeiros. Tá bem interessante, vale a pena conhecer a história da moça e seu envolvimento com essa festa gigantesca.
Bom Carnaval a todos!!!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

#VEMSEANPENN

Esse é o tipo de história que me emociona. A mobilização, o sonho de uma pessoa, a luta para atingir os objetivos mesmo contra as adversidades impostas pela vida e também pela sociedade.
O jovem ator Ariel Goldenberg tem síndrome de down e já atuou com grandes artistas, fez trabalhos na televisão e é um dos protagonistas do filme "Colegas".
O filme recebeu prêmios e reconhecimento no mundo todo e terá sua estreia no próximo dia 01 de março aqui no Brasil. Ariel, que começou a atuar por ser um dos maiores fãs do ator Sean Penn, criou coragem e está disposto a lutar por mais um sonho. Ter o ator sentado ao seu lado para assistir a estreia do filme aqui.
Muita gente se sensibilizou com esse sonho do Ariel e está ajudando a compartilhar essa história para que ela chegue até o ator americano. No vídeo abaixo você confere os detalhes dessa história, o apelo dos famosos e um pouco da vida do Ariel.
Eu, assim como muita gente, também peço e torço para que Sean Penn venha conhecer o Ariel #vemseanpenn

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SIGNIFICA?

Não gosto de Pespsi, mas não é aquele não gosto de "não tomo nem forçado". Se não tiver tu vai tu mesmo, como já diria a famosa frase. Bem aquilo que o comercial da marca prega "pode ser" de vez em quando. 
Tenho uma história curiosa com a Pepsi. Antigamente meu pai comprava muita, engradados e mais engradados do refrigerante. Havia uma promoção que nas tampinhas vinham "placas de carro" e era feito um sorteio no intervalo da novela. Quem tivesse a combinação de placa sorteada impressa na tampinha levava simplesmente um Porsche Carreira. 
Tínhamos tantas tampinhas que cadastramos no computador todas elas pra não ficar verificando uma por uma em cada sorteio. Nessa de fazer o cadastro fiquei com algumas dessas placas na cabeça. Um belo dia, minha irmã assistia ao sorteio no quarto e gritou o número sorteado. Só que eu ouvi aquilo que eu tinha gravado na cabeça e não aquilo que ela falou. Imediatamente fui conferir e claro, lá estava o número que eu teoricamente ouvi. GANHAMOS UM PORSCHE CARREIRA eu logo gritei. 
Meu pai, minha mãe, minha irmã.. todo mundo pulava de alegria comemorando. Um puta mico caso na época houvesse Youtube e tivesse sido publicado na web. Depois do calor inicial, fui começando a ouvir a voz da minha irmã falando a placa sorteada. Voltei para o computador, perguntei novamente pra ela e aí a decepção foi geral aqui. Quase apanhei. 
Contei toda essa história pra dizer que achei muito legal o comercial que a Pepsi fez utilizando a famosa resposta dada pelo Ronnie Von em seu programa. O famoso "significa". Abaixo você confere o vídeo do refrigerante e também a origem do termo "cunhado" pelo apresentador.



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ENSAIO FOTOGRÁFICO - DANIELA ALBUQUERQUE

Semana passada estive em um estúdio fotográfico na região central de São Paulo para conferir com exclusividade para o portal da RedeTV! um ensaio fotográfico com a apresentadora da emissora, Daniela Albuquerque.
Nesses quase 4 anos de emissora já gravei muitas matérias com ela e sempre fui muito bem atendido. Desta vez não foi diferente e a Dani abriu um pouco da intimidade do dia a dia dela para que eu pudesse registrar.
Foram horas e mais horas de ensaio. Para quem não sabe, para que algumas fotos fique perfeitas uma verdadeira mobilização acontece por trás do clique. Maquiagem, cabelo, escolha dos figurinos, várias trocas de roupa, vários penteados diferentes, pausa para lanche, entrevista... Tudo isso sempre com bom humor e descontração. 
Nesta semana gravo mais um ensaio fotográfico e assim que estiver pronto compartilho por aqui também.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

VAMOS PRODUZIR - AMISTIE VÍDEOS E PRODUÇÕES

Quem me conhece a mais tempo, que segue esse blog desde o início sabe que uma das consequências do sucesso no trabalho realizado aqui foi a produção de conteúdos para terceiros. O Mural do Antena, entre outros resultados expressivos, foi finalista da maior premiação de blogs do mundo em 2010, o The Bobs, justamente pela produção das videorreportagens. 
Produzi muitas coisas entre 2009 e 2011. Porém em 2012 dei uma desacelerada para fazer um upgrade tecnológico, mas ao mesmo tempo da amizade com a Camilla de Castro, surgiu o Projeto Personas e uma efervecência de ideias e vontades em comum. A Camilla (Milla) além de uma amiga que nem tenho palavras para descrever, é uma profissional competente por demais. Uma jovem que tem brilho nos olhos quando faz aquilo que gosta, tem uma vontade ímpar e é extremamente inteligente e capaz. 
O Personas deu super certo e está rendendo frutos. Frutos tão interessantes que fizeram com que um passo profissional importante fosse dado. Nasceu então a Amistie Vídeos e Produções. Desde o ano passado estamos produzindo para alguns parceiros. Agora em 2013 estamos prontos para enfrentar mais desafios. 
Fico feliz por olhar para trás e ver que as opções, que as escolhas me trouxeram até aqui. Fico feliz por ter encontrado uma pessoa competente e cheia de ideias, sonhos e vontade. Tudo tem me deixado bem feliz.
Criamos um espaço aqui na web para a Amistie. Tem um pouco da nossa história, dos trabalhos que estamos realizando e também nosso contato, caso você também se interesse em produzir algo conosco. Será um prazer. Visite: www.amistie.com  

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO