quinta-feira, 28 de março de 2013

PALESTRA NA UNIFIEO

Nesta quarta-feira tive mais uma oportunidade de bater papo com alunos de comunicação. Desta vez foi lá em Osasco na UNIFIEO

Fui convidado pelo professor de telejornalismo da faculdade, Urbano Lemos. Convite aceito na hora. Gosto muito dessa interação porque sempre surgem coisas novas, perguntas que te fazem pensar e também olhar para toda essa vontade da galera que tá começando me dá um certo ânimo... 

A palestra contou também com meu colega jornalista Amorim Jr., que além de ser parceiro na RedeTV!  mantém um site muito legal, o WebcomTV

Minha amiga e parceira Camilla de Castro me acompanhou nessa palestra, já que também falaria sobre o Personas. Aliás, o projeto chamou muita atenção e foi alvo de várias perguntas nas entrevistas que demos.

Muitas questões foram levantadas sobre forma de produção, dificuldades, grana... As curiosidades do dia a dia da nossa profissão também fizeram parte do papo. 

Como disse anteriormente eu gosto muito dessa interação. Durante as entrevistas que alguns alunos faziam comigo e com a Camilla no final da palestra era possível notar a vontade, a curiosidade, aquela sementinha da notícia, de querer saber. Fica aqui me agradecimento a todos pela recepção e pelo interesse! 
Abaixo algumas fotos!!!







quarta-feira, 27 de março de 2013

VENDO O INVISÍVEL

Bom, pra começar é vendo de ver e não de vender... Imagino que logo alguém vá perguntar. Se tenho que me explicar logo de cara o título não é bom, mas também não tive cabeça para pensar em um melhor. É o que temos pra hoje.

Dito isso fico aqui imaginando a quantidade de coisas que estão aí e não temos ideia de como surgiram, foram feitas, nasceram. Filhote de pombo é uma dessas coisas raras de se ver.

Tirando a questão da natureza, outras coisas, feitas por nós homens parecem se materializar diante de nós. Uma mega ponte, quando está em construção, muitas vezes nem notamos os equipamentos enormes utilizados para a obra. De repente ela está lá, pronta para os carros.

Edifícios também. Outro dia saí na janela, olhei para o pôr-do-sol e quando me dei conta tinha um conjunto de apartamentos cobrindo parte da bela paisagem que existia ali. Triste, mas é o caminho do progresso, vamos viver num mundo emparedado.

A tecnologia ajuda, de forma até interessante a mostrar certas coisas. Pense num navio. No maior navio do mundo. Como será que ele foi construído, qual estrutura usaram pra fazer "nascer". No vídeo que segue você pode ver esse navio "nascendo" em apenas 1 minuto e 16 segundos. Muito legal.

Assistindo esse vídeo me veio outra pergunta. Quem fabrica essas mega estruturas e "ferramentas" para construir algo tão gigante. Na cabeça vem aquela imagem de uma ferramenta maior ainda.

Não é que pensei em um título melhor para esse post, mas agora estou no fim e não vale a pena mudar. 
Segue o vídeo do navio. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

VAMOS MALHAR

Um dos espaços da academia da Fluyr Saudável
Realmente 2013 está sendo bem movimentado. Tão movimentado que resolvi tirar o corpo da inércia e mudar coisas que estavam me incomodando.

Uma dessas coisas era a forma física. Engordei bastante nos últimos tempos, além disso algumas dores também apareceram devido a rotina meio frenética de trabalho. Tem uma hora que precisamos nos mexer e chegou essa hora.

Comecei na sexta-feira minhas atividades físicas lá na academia da clínica Fluyr Saudável. Não escolhi o local apenas pela proximidade profissional envolvida com a clínica, mas também pelo diferencial que a academia de lá tem. 

Tudo é acompanhado de perto não só pelos educadores físicos mas também por fisioterapeutas. Pude aliar meu tratamento também a prática de exercícios, um trabalho conjunto e interligado.

As metas são muitas e vou atualizando aqui os progressos. Nunca fiz academia antes, apesar dos inúmeros ensaios para iniciar... Estou bem empolgado e vamos ver toda a evolução. 

Nunca pratiquei exercícios regularmente, apenas um jogo de futebol aqui e outro lá (faz temmmmmmmmmmmmpo) e os exercícios feitos com o mestre Nuno Cobra, mas confesso que fui meio relapso. 

Agora é pra valer e vamos enfrentar os exercícios com disposição para que os resultados venham!!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

ACERTANDO NA MOSCA

Fiquei impressionado com o vídeo que vocês conferem abaixo. Não sei se é japonês, chinês ou coreano, mas dá para perceber que é uma espécie de reality show.

Cheio de câmeras potentes e especiais para registrar em super câmera lenta, um atirador tem um desafio especial: acertar no alvo.

Porém a vida dele foi dificultada já que para acertar exatamente o centro e flexa deveria passar por um cano pouco mais largo do que a própria flexa... Veja que incrível a mira desse cara!!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

ALMA DE BATERA E A SÍNDROME DE DOWN

Hoje é o Dia Internancional da Síndrome de Down. Uma data importante para lembrarmos dessas pessoas que merecem toda atenção, carinho, cuidado e condições de realizarem o que desejam e sonham.

Falo isso porque é notável o quanto essas pessoas (crianças ou adultos) tem a oferecer e contribuir. Veja o exemplo do filme "Colegas" que tem feito grande sucesso e é estrelado por atores com down.

Recentemente tive oportunidade de ver de perto a habilidade dessas pessoas. Gravamos um depoimento para o personas no projeto Alma de Batera (até cheguei a fazer um post por aqui mas ainda não estava pronto o vídeo). Vale a pena conhecer o trabalho do paul Lafontaine e dos voluntários que dão aula de bateria para adolescentes com Down.

Na Clínica Fluyr Saudável também tive a oportunidade de gravar e interagir com várias crianças. Como eles são amáveis, espertos e cheios de carinho.

Abaixo você confere os dois vídeos. A história do Alma de Batera e o vídeo da Fluyr Saudável. 



quarta-feira, 20 de março de 2013

DIA DO BLOGUEIRO

Hoje é o Dia do Blogueiro. Na verdade, pela lei o dia é outro, mas todos comemoram hoje. Mesmo com a correria desses dias consegui uma brecha para escrever algo sobre essa coisa gostosa e séria que é blogar.

Tive duas fazes de blogueiro. A antiga, quando as ferramentas eram bem restritas e basicamente o espaço era utilizado como um diário ou um espaço para textos, reflexões. Depois, em 2009 olhei para a ferramenta com olhos profissionais e com a certeza que desse mato poderia sair vários coelhos.

Realmente saíram. Blogar virou um apêndice muito interessante da profissão de jornalista. Uma ferramenta, um espaço importante para a manifestação de ideias, notícias, produção audiovisual, humor e por aí vai...

A evolução dos blogs é notável, as possibilidades cada vez maiores e interessantes. Cabe a nós blogueiros, independente da área em que atuamos, aproveitar disso tudo e produzir.

Não foi fácil enfrentar um monte de coisas, desde descrédito no começo até preconceito mesmo de colegas de outros veículos e plataformas. Eu que transito em vários desses veículos sei o que muita gente pensa.

É muito bom produzir para cá, é bom criar novas ideias que utilizem o blog como plataforma e creio que ainda muita coisa está pra acontecer... Blogar é muito mais do que sentar diante de um computador e sair escrevendo, pelo menos no meu caso blogar está na rua, em conhecer as pessoas, em gravar vídeos, entrevistas, viver histórias para que elas possam ser fixadas nesse Mural, por aqui já foram mais de 1100 post...

Parabéns a todos nós!!!

terça-feira, 19 de março de 2013

PINBALL

Quando eu era mais novo meu sonho era ter uma máquina de pinball em casa. Eu cresci e continuo morrendo de vontade de ter uma, quem sabe um dia.

É muito viciante você ficar desafiando a gravidade, os caminhos, as pontuações... Na teoria é um jogo muito simples, mas é extremamente desafiante e divertido.

Neste final de semana matei a saudade de jogar um desses. Depois de jogar boliche e bilhar partimos para uma casa de diversões eletrônicas. Olha que eram muitas as lembranças de infância. Street fighter, os jogos de corrida, moto, basquete até os mais recentes jogos de dança. Mas em um canto do local uma fileira de muitas máquinas de pinball me deixou maluco. Comprei 20 fichas e joguei muito... 

Acho muito legal essa máquinas, cada uma tem o seu desafio, tem as suas características e nível de dificuldade. Não é um simples jogo onde você aciona os botões e evita que a bola caia para o buraco. 
Lembro que gostava tanto desses jogos, que na época do meu saudoso mega drive eu tinha vários jogos de pinball. 

Jogos que me fazem lembrar de uma época gostosa e ainda sonhar feito uma criança para ter uma máquina dessas em casa um dia...

sexta-feira, 15 de março de 2013

UM BREVE TEXTO SOBRE A SENSUALIDADE

Antes de mais nada vamos aqui definir que sensualidade está muito longe de vulgaridade. Uma mulher para ser sensual não precisa se vestir ou agir de forma espalhafatosa e vulgar para chamar a atenção de um homem.

Claro que uma mulher nua ou perto disso na nossa frente vai aguçar nossos instintos, mas não há como resistir a uma mulher cheirosa, vestida elegantemente, com um sorriso meio que indecifrado e aquele olhar que mescla doçura e tesão.

É bonito ver aquela mulher que consegue te enfeitiçar com o balançar dos cabelos, ou que na leveza do toque da mão faz com que seus olhos se percam no infinito da pele. 

A sedução é quase que um combustível para que o tesão, a paixão e o amor brotem de onde menos você espera. Eu gosto de ser seduzido e me deixo seduzir facilmente. O blog aqui tem inúmeros relatos de momentos de sedução, momentos onde fui fisgado por pessoas muitas vezes que nunca tinha visto antes. 

É muito bom poder se jogar nessa armadilha. Tem mulheres que são especialistas nisso, sabem como ninguém te envolver numa teia de sensações, com uma artilharia quase que imperceptível, porém muito pesada e certeira. Não adianta tentar fugir, em algum momento você cai.

Por isso tudo as vezes me revolto com a vulgaridade. Ela desmancha esse encanto todo que vem desse jogo. Vemos crescendo a cada dia uma cultura do vulgar, do chulo, do obscenidade... Não é um pensamento puritano ou velho, mas faz toda a diferença entre você desejar uma linda mulher e você ter "fome" num pedaço de carne. 

Ainda bem que sempre tem alguma dessas mulheres que sabem muito bem o ponto certo e fazem você viajar independente do lugar onde esteja... e como é bom viajar...

quarta-feira, 13 de março de 2013

AS DORES DO CORPO E DA ALMA

A terça-feira foi um dia para começar a arrumar certas coisas, deixar de ignorar certas dores para efetivamente arrumar uma cura para elas. 

O corpo reclama muitas vezes. Seja pela postura inadequada, pela posição desajeitada para usar a câmera, as horas de edição no computador, a mochila pesada e por aí vai. Uma dor aqui, outra ali, mas a gente vai deixando passar.

Recentemente uma dor apareceu no pulso e agora ela é constante. Paralelamente o pescoço e o ombro direito começaram a incomodar. Dizem que santo de casa não faz milagre, mas é mentira. Não pensei duas vezes e procurei a Fluyr Saudável, clínica para onde gravamos videocasts. 

Fiz a avaliação e comecei minhas sessões de fisioterapia. Também comecei a fazer acupuntura, primeira vez que faço esse tipo de tratamento e estou bem empolgado. Claro que vou aproveitar também e perder uns bons pesos extras na Academia que tem na clínica.

Paralelo a isso, depois de um dia tratando o corpo, resolvi também dar uma olhada para a alma. Com a correria do dia a dia vamos esquecendo um pouco do lado espiritual. Algo independente de religião, uma busca muito mais interna e apoiada em nós mesmos. Mas é claro que a ajuda externa é sempre oportuna e importante. Encontrei boa vibrações, alegria e isso ajudou a pensar nas coisas e agradecer também tudo de bom que vem ocorrendo por esses tempos. 

terça-feira, 12 de março de 2013

ESSE MUNDO TEM JEITO? MINHA DISTOPIA ATUAL

Apesar do discurso que vai acontecer até o final deste post ser completamente distópico, já adianto que esse mundo tem jeito, nem que o jeito seja o apocalipse, o caos total para que surja a luz no final. 

Dito isso resolvi escrever sobre esse nosso planeta, ou melhor, sobre os habitantes que cá estão que realmente não me fazem ter muita fé na humanidade. 

Olha só que bom primeiro gancho. A fé em si infelizmente hoje é muito mais um negócio do que qualquer outra coisa. A Igreja Católica enfrenta uma crise gigantesca. Uma crise de identidade, uma crise de postura, uma crise de escândalos e uma crise política. Sim, uma crise política. 

Ahh a política. Como é bom poder abrir os jornais e ler que aqueles caras que foram condenados estão de volta e comandando casas importantes da democracia. É o crime sem punição, ou melhor, é o crime com recompensa. 

E como o crime tem compensado. O cidadão é julgado, condenado e saí pela porta da frente, livre e com a certeza de que muito pouco vai acontecer. A morte virou um detalhe, cometer um crime algo que pode ser remediado (se você for rico).

Eis que numa manhã de domingo um rapaz saí da balada alcoolizado, atropela um ciclista, que tem seu braço amputado. O motorista não presta socorro, foge e ainda joga o braço em um córrego. Não fosse esse ato desumano, o trabalhador poderia ter seu braço reimplantado. 

Tão desumano quanto a médica que é acusada de encurtar a vida de pacientes na UTI de um grande hospital. Ou então dos médicos do SAMU que forjavam sua presença no plantão usando dedos de borracha para assinar o ponto eletrônico. 

É muito absurdo. É muito difícil acessar a web, assistir o telejornal, sair na janela e acreditar nas pessoas. Parece que é uma luta muito complexa. Sabe, as vezes torço para que o meteoro erre a rota dele e acerte em cheio esse planeta. Acho que a solução é a extinção e quem sabe a gente evolua novamente de forma mais ordenada para os evolucionistas... Se olharmos para a religião, que Deus dessa vez acerte... ou que uma raça alienígena mais evoluída deixe seus representantes por aqui.  

segunda-feira, 11 de março de 2013

AUTO-PLÁGIO

Não é fácil manter um blog com textos, videorreportagens, fotos, novidades, coisas fresquinhas todos os dias. Por mais vivência que a gente tenha, por mais que pipoquem milhões de assuntos diariamente, muitas vezes sentimos que estamos um tanto quanto repetitivos. 

É nessa hora que bate aquele medo de falar sobre a mesma coisa, usar os mesmos termos, se repetir. Uma "agenda setting" privada que se torna viciante e depois de algum tempo prejudicial. 

Claro que passamos por crises de criatividade, correria do dia a dia, estresse com outras coisas, instabilidade emocional e isso acaba se refletindo nos posts.

Os momentos bons também tem o seu poder revigorante e inspiratórios. Acho que estou passando por esse momento. Sabe quando você quer passar um pano pra tirar o pó de algumas coisas, dar uma repaginada no visual e surgir de forma impressionante diante dos outros...

Sabe quando você sente que precisa de novos móveis no ambiente, mudar algumas coisas de lugar e principalmente trazer vida nova para sua vida... Isso influencia totalmente o blog!!! 

É exatamente este momento bom que estou passando que está me fazendo ficar atendo para não me repetir, para não meu auto-plagiar...

Quero o novo!!


sexta-feira, 8 de março de 2013

A MULHER ATUANTE

Essa semana foi muito corrida, entre tantas gravações, reuniões e atividades, a gravação de uma homenagem para o Dia Internacional da Mulher lá na Clínica Fluyr Saudável foi bem interessante.
Primeira vez que faço uma homenagem para as mulheres em vídeo. 

Foi um dia inteiro de gravações com as pacientes e profissionais que trabalham em todas as áreas do local. Eu e Milla Linhares ficamos na cola de todas elas para transformar o dia a dia em homenagem.

Eu fiz também a locução desse vídeo. Parte do texto é uma reprodução de um dos posts de maior sucesso deste blog, Reverência às Deusas (clique aqui para ler o post do ano passado).

Aproveito e deixo aqui sempre a minha admiração por vocês mulheres. AInda não inventaram uma palavra que pudesse mensurar o quanto vocês são maravilhosas. 

Segue o vídeo que gravamos especialmente para este dia.

quarta-feira, 6 de março de 2013

CHORÃO, CHÁVEZ E A MORTE

A morte sempre nos causa surpresa, mesmo quando estamos de certa forma esperando por ela. O caso do presidente da Venezuela Hugo Chaves é um desses exemplos. Por mais que o governo tentasse manter um discurso otimista era evidente de que a situação estava bem complicada e era questão de tempo para o anuncio da morte. Dá até para desconfiar, pelas questões políticas, que ele já até tivesse morrido um pouco antes.

Mesmo assim vem a surpresa. Chávez morreu. Depois de um dia todo gravando e sem ficar checando notícias, redes sociais e tal, quando cheguei em casa a noite abri a web e lá estava uma imensidão de links e mais links, discursos, analises, repercussão... A morte esperada é um prato cheio para o obituário pronto, para os textos previamente escritos e tal.

Então vem a morte novamente. Pegando todos de surpresa, na madrugada, por um lado de onde ninguém esperava. Chorão é encontrado morto no apartamento. Como assim? O que aconteceu? Informações desencontradas, não há nada sobre isso, o Chorão? A pergunta vem com aquele ar de desconfiança, a desconfiança das escolhas morte. Parece até proposital, enquanto todos estão atentos para um lado ela vem sorrateira e tira de outro. Ela não parece escolher aleatoriamente, olhe a insignificante mas notável coincidência do CH dos nomes CHávez e CHorão.

Independente de gosto musical, de simpatia política, de ideologias, de pensamentos, do que fizeram na vida. Duas pessoas notáveis e importantes dentro de seus segmentos não estão mais aqui, mas certamente deixaram muita coisa, gostem ou não.


terça-feira, 5 de março de 2013

SINAL VERDE

A vida é cheia de sinais e temos que obedece-los. Muitas situações ocorrem, em outros momentos temos que ficar mais quietos, observando e tem também os de atenção. Assim como no trânsito.

Sabendo observar esses sinais podemos aproveitar melhor as vias e chegar mais rápido e em segurança no destino planejado.

Estou feliz porque é momento de sinal verde. Siga em frente, acelere, ultrapasse, vá até seu objetivo. É o que estou fazendo no momento. Com sinal verde vem também o peso da responsabilidade, da percepção mais aguçada e rápida de tudo que está diante de nós para desviarmos dos obstáculos, ultrapassarmos as dificuldades e atingirmos com segurança o destino escolhido.

Vamos lá que depois de um tempo de sinal amarelo, de observação, de aprimoramento, de regar certas ideias, projetos e desejos chegou a hora de cantar o pneu e largar com vontade. O verde pede para seguir e é isso que vou fazer!!!

domingo, 3 de março de 2013

UM ENCONTRO COM O PASSADO

Durante a vida vamos colecionando momentos, emoções, sentimentos, amizades e principalmente boas recordações. É nessa mesma vida cheia de acontecimentos, trabalho, paixões, viagens, estudos que vamos deixando para trás muita coisa. Não é de propósito, é o curso da vida.

Por isso mesmo, é muito bom em alguns momentos parar, olhar para o que aconteceu no passado e poder, de certa forma, resgatar esses momentos, essas lembranças. Ontem foi um desses momentos.

O pessoal com quem estudei na época de colégio (Colégio de Santa Inês) estava tentando marcar um reencontro. Não é fácil porque envolve muita gente, pessoas que estão morando em outras cidades, tem casados com filhos, tem solteiros trabalhando feito loucos, enfim, cada um com sua rotina, com a sua vida que seguiu.

Depois de algumas tentativas conseguimos marcar. Foi na noite deste sábado. Era claro que muita gente não iria conseguir ir, por isso mesmo um próximo já está nos planos. Foi muito legal porque as pessoas que foram eram cada uma de uma turma, de um grupo, não foi a reunião de uma "panela". Estavam presentes o Fernando coma esposa, a Débora, a Marina, a Patricia com o marido e o André Gil com a namorada.

Foi bem engraçado, a Marina levou fotos, lembramos de várias histórias e ficou aquele gostinho de queremos mais e com mais pessoas.

Foi ótimo ter acontecido o encontro e acho que a sensação de todos foi a mesma que a minha, de uma agradável e divertida viagem ao passado. 









sexta-feira, 1 de março de 2013

NON HABEMUS PAPAM

Chegou o momento para que eu gastasse meu Latim aprendido nas ótimas aulas da Irmã Edméa (conheça a história dela aqui). Sempre quando o assunto é a alta cúpula da Igreja Católica, quando tem Papa na parada é inevitável lembrar da língua morta. 

Hoje a Igreja Católica está sem o seu líder, não há nenhum nome no comando da religião. O posto está vago e a partir de agora a corrida para ocupar o posto está aberta. Alguns nomes se destacam entre os elegíveis, há brasileiros entre eles. 

Só sei dizer que a renuncia do papa Bento XVI é muito estranha. É cada vez maior a pressão por ações mais efetivas da igreja diante das enormes e graves denuncias em muitos casos de pedofilia espalhados pelo mundo. Há também uma questão de ordem financeira e de controle de poder. 

Além de ser o centro, a base de uma religião, o Vaticano é um país, um banco, um centro econômico e cultural. É importante, para católicos e não católicos, observar de perto tudo que ocorre lá porque influencia de forma bem forte em muitas coisas pelo mundo todo.

Não deve demorar muito para a eleição do novo Papa. Vai entrar com uma bucha das mais ásperas para resolver. Tirar a Igreja do passado e tentar transforma-la em algo mais próximo dos fieis e do tempo que vivemos. Não vai ser nada fácil... 

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO