quinta-feira, 30 de maio de 2013

ALIMENTANDO TUBARÕES

Existem profissões que oferecem um determinado risco, colocam a adrenalina daqueles que a exercem lá no alto. 

Por isso mesmo são admiradas e em muitos casos chamam bastante atenção. Gravamos para o Personas o trabalho do biólogo Carlos Belizoti.

Eis que você pode me perguntar: O que tem de perigoso no trabalho de um biólogo?

Sim, no caso dele há um porém muito curioso e interessante. Ele trabalha no Aquário de São Paulo (que já foi tema de uma das primeiras videorreportagens aqui do blog. Lá no aquário, entre tantas outras funções, é responsável por alimentar os temidos tubarões. 

Contamos essa história lá no personas. Conseguimos registrar o mergulho dele com esses tubarões enormes e lindos. Abaixo você confere o vídeo. Se quiser conhecer mais histórias curiosos, interessantes, divertidas e emocionantes é só clicar aqui

domingo, 26 de maio de 2013

DOMINGO NO PARQUE

Neste domingo resolvi aproveitar o dia ensolarado, o tempo ameno e as boas paisagens que a cidade pode oferecer e fui junto com minha amiga Daniela Lima até o parque do Ibirapuera tirar fotos. 

Era uma visita que eu devia ao parque. Minhas primeiras fotos depois que comprei o equipamento profissional foram lá. Depois disso voltei muitas vezes (sempre volto ao Ibirapuera) mas faltava voltar para tirar mais fotos e ainda acompanhado pra deixar o cenário ainda mais interessante.

Fiz uns cliques bem legais da Dani, da natureza e de algumas coisas pelo parque. Vou publicar algumas fotos abaixo. Aproveito pra lembrar que pela Amistie Vídeos e Produções estamos fazendo books, videobooks e ensaios fotográficos de vários tipos. Se interessar é só entrar em contato comigo ou acessar o site da produtora. 







sexta-feira, 24 de maio de 2013

ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

Alguns dias sem postar, meio que de cama por causa de uma gripe forte, mesmo assim úteis para que a gente observe melhor coisas que passam sem que a gente perceba na correria do dia a dia. 

Então fiquei observando o movimento da vida, da rotina, das coisas que acontecem com a gente. Das coisas corriqueiras até os grandes acontecimentos tudo é muito parecido com o que ocorre com o planeta Terra. 

Temos o nosso próprio movimento de rotação, onde os fatos giram em torno do nosso eixo e de forma mais rápida, dinâmica. Vamos vivendo de forma enlouquecida a rotina, com atenção redobrada para os movimentos instantâneos, girando feito loucos no mundo próximo que roda junto conosco.

Numa esfera maior, além de rodarmos no próprio eixo, vamos contornando outro universo, das coisas que estão além da nossa rotação, mas que de certa forma influenciam bastante o que vai acontecer nessa nossa rotação diária. 

O interessante é verificar que rodando no próprio eixo e rodando em volta de outros pontos centrais, vamos fazendo um movimento circular, cíclico, que por vezes nos leva ao mesmo local, ao marco zero. Aquele papo de que muitas vezes a história se repete é válido. Voltamos sempre no ponto original sempre que deixamos de trocar de eixo no movimento de translação. Esse movimento é importante porque ele que vai agregar novas pessoas, histórias, lugares, experiências no seu movimento de rotação.  Se não aprendemos, mudamos, exercitamos os novos conhecimentos vamos girar sempre no mesmo lugar. 

Uma outra máxima de que "o mundo dá voltas" também é bem verdadeira. Nada como um dia após o outro para que determinadas situações aconteçam. Provei isso essa semana, com um certo sorriso no canto da boca. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

IMPRIMA SUA COMIDA

Parem as prensas...  Juro que nunca pensei que uma brincadeira que eu já fiz (e muita gente também) está prestes a virar realidade.

Quantas vezes já estava conversando com alguém na web e a pessoa diz: "estou comendo pizza. Quer um pedaço?". Você fica com aquela vontade e infelizmente não há forma do pedido se tornar realidade. Não HAVIA....

Eis que a NASA está desenvolvendo uma impressora 3D de comida. Isso mesmo, não basta imprimir em 3D, o material impresso será comestível. A ideia, no primeiro momento, é para que astronautas se beneficiem dessa impressora em viagens pelo espaço. Porém o desenvolvimento não vai parar por ai. Já se pensa na utilidade da inovação no combate a fome.

Nos teste já foi possível imprimir chocolate, o próximo teste será com uma pizza (será o fim do delivery?). Mais detalhes clique aqui

Juro que depois que li a notícia soltei um palavrão exclamativo. A gente até imagina certas coisas, mas quando elas começam a caminhar pra se tornarem realidade dá até um susto. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

EM CASO DE DESPRESSURIZAÇÃO

Voar é muito bom. Sou um apaixonado por aviões, por essa sensação incrível de poder ver as cidades, ver o oceano tudo lá do alto. Ainda hoje todo o processo que envolve uma viagem de avião me encanta.

Fico nervoso, presto atenção em cada detalhe, adoro um aeroporto e todo aquele clima. Acho o máximo quando vejo as aeromoças circulando pelo saguão com seus carrinhos de mala. A espera vendo os aviões decolar e pousar já me inspiraram inúmeras vezes.

Dentro da aeronave tem todos os procedimentos e claro, aquele momento onde as aeromoças nos ensinam os passos de segurança caso haja algum problema durante o voo. Muita gente ignora completamente, até como uma forma de pensar "não vou prestar atenção nisso porque não vai acontecer nada".  Convenhamos que essa parte é bem chata mesmo.

Hoje, com os aviões modernos, muitos recursos audiovisuais estão a disposição das companhias aéreas. Uma delas, a Air New Zealand, resolveu deixar esse momento de instrução bem divertido, além de ganhar a atenção dos passageiros.

Uma verdadeira super produção, inspirada no filme Hobbit, fez com que a companhia utilizasse seus recursos audiovisuais e produzisse um vídeo que é um verdadeiro curta muito bem feito. Confira abaixo o vídeo da companhia aérea.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

MUDANÇA DE HÁBITO

Maldita "Sessão da tarde". Toda vez que toco no assunto mudança de hábitos surge na minha cabeça a imagem da Whoopi Goldberg no famoso filme onde ela se passa por uma freira e faz todas as outras virarem um coral incrível (nem sei porque fiz esse descrição, todo mundo nesse mundo conhece o filme).

Bom, com a musiquinha fazendo a trilha sonora mental escrevo esse post para falar sobre as tais mudanças de hábito. Não, não vou me vestir de padre, não vou cantar. Falo das pequenas mudanças, aquelas que parecem fáceis, de coisas corriqueiras, mas que aso por em prática fazem total diferença no seu dia a dia.

Faz uns dois meses que estou fazendo academia e tenho notado mudanças bem significativas. Aos poucos também vou mudando minha alimentação. Diminui o refrigerante (a cerveja não), tenho comido menos besteira (o bacon não), e outras coisas mais. Estou me sentindo melhor.

Mas nem todo mundo consegue mudar devido ao estado que se encontra e a outros fatores. Estamos gravando uma série para o Sistema Orbera mostrando histórias muito legais de pessoas que emagreceram e estão em processo de emagrecimento depois de utilizar o balão intragástrico. No segundo vídeo contamos a história da Cristiane Cardinale. 
Vale a pena ver!!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A RECEPTIVIDADE

Nada como sermos abertos ao mundo. Sabe aquela coisa de querer conhecer, de trocar informação, de ensinar e aprender... Para isso você precisa estar predisposto, como o botão de "ok" acionado, caso contrário muitas coisas não acontecem.

Vou dar dois exemplos que aconteceram essa semana comigo, aliás no mesmo dia, que por acaso foi anteontem... Pela manhã fomos gravar mais uma entrevista para o Personas. Eu e a Camilla de Castro marcamos uma entrevista com a jornalista Ana Paula Padrão. Estive algumas vezes com ela (até por causa do blog) e ela sempre foi muito receptiva.

Você percebe isso com a atenção, com o comprometimento, com o sorriso no rosto. Parece que tudo fica mais fácil. A entrevista flui, o clima é bem mais tranquilo, o trabalho realmente rende. Sabe quando você sai de um compromisso com aquela sensação boa de trabalho bem feito, de que a pessoa que te recebeu estava gostando do que fazia e você também... isso aconteceu todas as vezes que tive com ela e desta vez não foi diferente.

No começo da noite do mesmo dia fui fazer uma palestra na Cásper para a turma de Pós-graduação. Cada palestra é sempre bem diferente, principalmente pelo que você sente do pessoal que assiste. Mais uma vez a receptividade foi tudo. O pessoal estava interessado, interagiram, fizeram perguntas interessantes, debatemos coisas legais, pude mostrar as várias coisas que faço e era possível ver no rosto que havia ali uma abertura para me ouvir. 

Da mesma forma creio que eu, em ambos os casos, estava receptivo (a Camilla também) e foi fundamental para que no final do dia, depois de tudo que foi feito, mesmo cansado fisicamente, a sensação de um trabalho bem feito e de satisfação profissional. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PRENDA-ME SE FOR CAPAZ

Já dizia um dos antigos slogans do SBT na década de 80: "quem procura acha aqui". Vou me deter só na primeira parte.

Sim, quem procura acha... Nem sempre acha o que procura, mas sempre acha alguma coisa. Assim vamos levando a vida, você vai em busca de alguma coisa e acaba encontrando outra. Esses dias mesmo coloquei no facebook que gostava muito quando ia fazer uma pesquisa e acabava caindo em um lugar completamente inesperado e muitas vezes surpreendente. 

Nessa corrida maluca de buscas e de querer encontrar tudo, você não pode se prender a certas coisas porque pode cercear a quantidade de possibilidades. 

É do inesperado que surge uma nova ideia, do acaso surge um novo ponto de vista, da surpresa aparece um amor, do inusitado pode surgir uma noite mais inusitada ainda.

Por isso é bom sempre estar aberto a tudo isso. Assim vamos nos surpreendendo com essas variáveis que a vida vai colocando diante de nós. Nada deve nos prender e nessa liberdade vamos cultivando novas experiências para essa vida louca. 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

RETRONAUT - UM SITE BEM LEGAL

Sumi, mas voltei. Devo sumir novamente semana que vem, mas tudo é por um bom motivo. Um desses motivos é muito trabalho, o outro é muita preguiça. Junta muito trabalho com muita preguiça algumas coisas acabam na prateleira um pouquinho. MENTIRA...

Estou apenas organizando pensamentos pra não escrever muita bobagem. Eis que nessas organizações e tal você vai fazer uma pesquisa e encontra algo SENSACIONAL. 

To cheio de caps lock hoje né? Acho que minha vida está com coisas em caixa alta ultimamente. Enfim, vamos ao que interessa. Achei um site com fotografias antigas que é de fazer você perder horas nele. Perdi algumas e sinto dizer que perderei mais e mais pelos próximos dias.

Trata-se do Retronaut, o nome já sugere que você vai ser um passageiro do tempo... Tem coisas do arco da velha, igual esse termo que usei. Basta clicar aqui pra conhecer esse arquivo muito legal. É tudo separado por categorias, anos, estilos, temas... Literalmente faça uma viagem.

A foto que ilustra esse post tem relação com o meu trabalho. Ela é de 1890 e mostra o trabalho do fotógrafo para registrar imagens da natureza. Olha o tripé!!! Será que tá firme??? Muito bom...
Aqui abaixo piloto e mecânico da Peugeot em 1914... parece ficção científica. 



segunda-feira, 6 de maio de 2013

COMPARTILHAR, CURTIR, SEGUIR...

Nunca antes na história da humanidade esses verbos foram tão usados quando nesses últimos tempos. A vida em rede é quase que um exercício diário de ver e ser visto, de tentar nadar num oceano revolto.

Tem muita coisa acontecendo, todos nós estamos fazendo muita coisa, mesmo quando não fazemos nada. Parte do jogo é tornar coisas atraentes, trazer debates interessantes, mostrar coisas legais. Óbvio que isso não é regra e há um mar de bobagem por aí. Cabe a cada um de nós saber aquilo que queremos consumir.

Nesse mundo de coisas vamos fazendo as nossas, trabalhando, batalhando, apanhando e aprendendo diariamente com o movimento dos "cardumes" no meio do oceano. Olhamos para onde os peixes vão e tentamos jogar uma isca ali, pode dar muito certo, como pode não dar também. Já viu o movimento dos cardumes? É irregular, ágil, é quase um drible no meio da água. Por isso você pode se enganar. 

Outro caminho é tentar descobrir pra onde eles vão e jogar por lá sua isca, deixar ela molhando, flutuando por um tempo até que do nada o cardume apareça por lá. 

Nessas tentativas temos que compartilhar, curtir, seguir pra fazer a coisa rodar, pra fazer com que a água do oceano fique mais agitada e mais cardumes apareçam... 

Aproveitando o tema já convido você a curtir, seguir e compartilhar o blog, é bem fácil. No canto direito da página tem os links para as redes sociais. 

Tem também o Personas. Para curtir nossa fanpage no Facebook é só clicar aqui. Se você tem canal no youtube ou conta no gmail também pode se inscrever no nosso canal do Youtube, basta clicar aqui.
Vamos nessa, compartilhando, curtindo, seguindo e fazendo as coisas acontecerem!!!

sábado, 4 de maio de 2013

O OLHO GORDO

Nessa vida temos que nos defender de muitas coisas. Tem aqueles perigos que estamos acostumados, os perigoso do dia a dia, como acidentes, atitudes arriscadas e tal. Porém nem sempre nos lembramos de alguns inimigos ocultos.

Sim, eu acredito que eles existam. O famoso olho gordo é uma coisa interessante. Nem sempre ele vem de um inimigo, pode ser que ele venha de um fogo amigo mesmo. Obviamente creio que o inimigo tenha um alvo mais definido, mas temos que ficar atentos a todos.

Certa vez uma pessoa da família veio aqui em casa dias depois que compramos uma televisão nova. Ela falou tanto da televisão que dias depois ela deu pau. Novinha e puff... Simplesmente sem explicação parou de funcionar.

Se coisas assim influenciam aparelhos imagine a nossa vida. Nessa hora entramos em um dilema. Como evitar esse olhar ferino? Rapidamente você pode responder: evite falar das suas coisas, divulgar suas conquistas....

Realmente pode ser uma solução. Mas e quando divulgar suas coisas, exibir seu trabalho, utilizar suas conquistas faz parte do seu trabalho, é uma forma de se mostrar presente. É importante essa vitrine...
Complexo, mas creio que acima de tudo é ser positivo. Acreditar no que você faz e esquecer os outros... 

Quando se está com boas energias o universo conspira a favor e coisas boas acontecem. Tive a prova disso na sexta-feira. A energia estava ótima, tudo foi caminhando melhor do que os planos e nessas horas você tem a certeza que a esperança, a força de vontade, o talento, as boas vibrações, a fé e claro muito trabalho são o principal escudo para qualquer olhar pesado que venha em nossa direção!!!


quarta-feira, 1 de maio de 2013

19 ANOS

Era uma manhã de domingo. Como fazia em todos os grande prêmios acordava cedo, cerca de 10 minutos antes da largada. Comia algo, ligava a TV e acompanhava a corrida. Torcia muito e ouso em dizer que gostava mais das corridas do que de futebol. 

Naquele final de semana tudo estava errado. Na sexta um forte acidente com Rubinho. No sábado a morte do piloto Roland Ratzemberg. Se não me engano foi a primeira vez que me dei conta da morte de alguém na pista. Assisti ao vivo a agonia e foi horrível aquilo. Eu tinha 12 anos. 

No dia seguinte tudo foi bem estranho, não só lá em Ímola, mas em casa também. Sabe quando você não acorda legal. estava em Itupeva, no sítio que tínhamos. Muita gente estava lá, mas só eu havia acordado pra corrida. 

O acidente aconteceu e quando desci pra cozinha algumas pessoas tomavam café. Contei o que tinha acontecido e logo disse: acho que ele vai morrer. Todo mundo correu pra frente da outra TV pra acompanhar. Foi um dia de agonia até que o jornalista Roberto Cabrini confirmou no plantão da Globo a morte do piloto. 

Um choque.

Acho que todo mundo se lembra o que fazia quando aconteceu. Essas coisas marcam. Eu desanimei demais das corridas. Não deixei de assistir, mas foi bem diferente depois. 

Me lembro do dia que o corpo chegou no Brasil. Não fomos dispensados da aula, porem o cortejo passou pela Av. Tiradentes, muito perto do colégio. O barulhos dos helicópteros de televisão fizeram com que a professora de história parasse a aula e o assunto foi a morte. A aula acabou e acompanhei tudo pela TV. 

Anos, muitos anos depois tive oportunidade de conversar e entrevistar Viviane, a irmã. Mais anos depois e até hoje tenho oportunidade de saber de histórias bem íntimas da vida de um ídolo por conviver com um dos mentores dele, Nuno Cobra. 

Saudades daqueles bons domingos!!!

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO