segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NO LUGAR DO OUTRO

Vi esse vídeo faz alguns dias. Estava com ele aqui guardado para postar no momento certo, e acho que hoje é o momento certo.

Mais uma semana que se inicia e como em tudo que começa colocamos nossas vontades, renovamos nossas promessas, reacendemos a chama da esperança para que tudo aquilo que desejamos aconteça.

Estava vendo alguns rascunhos de texto que escrevi e não publiquei e achei umas promessas de início de ano. É interessante ver como olhamos muito para o "eu" e nem sempre pensamos no que está ao redor.

O vídeo que você vê abaixo nos faz refletir (está em inglês mas dá pra ter ideia de todo contexto). Sabe, muitas vezes estamos com as pessoas mas não sabemos o que elas estão passando, sentindo, pensando... Cada um tem sua bolha de acontecimentos que muitas vezes sufoca, para o bem ou para o mal.

É bom termos pessoas ao redor que invadem essa cúpula que criamos e dividem com a gente emoções, sentimentos, alegrias e tristezas. Se colocar no lugar do outro é importante também.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RIP MTV BRASIL

É triste a morte. Seja de uma pessoa, de um animal, de uma amizade, de uma empresa... Enfim, dói quando vemos algo que esteve tão cheio de vida definhar até seu último suspiro. 

A MTV deixa o sinal vago, abre uma faixa no espectro tão disputado da radiodifusão. Porém será sempre lembrada pelo espírito jovem, inovador, heróico e do seu fim digno. 

Não é fácil esse nosso mundo das comunicações. Tudo se transforma muito rápido, a tecnologia traz desafios constantes, a sociedade e suas mudanças também nos coloca diante de muitos dilemas. A MTV viveu o que tinha que viver, hoje ela não é mais relevante. 

A internet matou a MTV? Pode ser, é bem provável. O videoclipe, grande triunfo da emissora no seu início hoje está aí no Youtube, nos celulares, tablets, computadores. A novidade chega mais rápido. 

Ela tentou mudar junto com o público, com a tecnologia, com as novidades, mas com isso perdeu a essência, foi se distanciando das suas origens e foi perdendo identidade. Virou aquele canal morto na seleção, onde raramente se tinha algo legal para ver.

Não por culpa dos ótimos profissionais que lá estavam, mas por culpa de nós mesmos. Há algum temo escrevi um post sobre os caminhos da MTV. O canal dava sinais de que não iria resistir muito tempo se continuasse perdido. Não resistiu.

Posso elencar aqui centenas de coisas legais que me lembro da MTV. Já estive lá várias vezes. Tenho amigos que trabalharam lá. Almocei incontáveis vezes na padaria da esquina, quando muito do nada João Gordo aparecia, Thunderbird passava, fãs enlouquecidas por alguma banda do momento faziam um amontoado de gente para comprar algo. 

A primeira vez que estive lá foi com amigos da escola, tinha por volta de 15 anos e fomos assistir o piloto de um programa de games: o Quiz MTV que tinha a inexperiente Adriane Galisteu e o quase moleque Rafael. 

A MTV ocupava um prédio histórico do nossa TV. Ali durante muitos anos foi a casa da TV Tupi, ali nasceu a televisão brasileira. O SBT por muitos anos também teve momentos memoráveis naqueles estúdios e a jovem MTV honrou bem o local. 

Neste momento o último programa ao vivo é transmitido. Uma festa de despedida, uma morte por overdose. Já que é para morrer, que morra de prazer, com aqueles que tanto fizeram bem por lá. O interessante é que mesmo com toda a coisa triste a MTV não se jogou no leito e morreu doente. 

Sabendo do diagnóstico certeiro e irrevogável, vestiu sua melhor roupa, chamou os melhores amigos, colocou uma música bem alta e vai assim viver seus últimos momentos antes do sinal ser desligado. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O VOO DA ÁGUIA

Olha, tem pessoas que tem ideias bem legais e fazem coisas muito bacanas. No nosso mercado de audiovisual tenho visto muita coisa interessante, muita gente tentando encontrar novas formas de contar histórias, de mostrar coisas, de encontrar pontos de vista.

Por falar em ponto de vista, por mais que a gente faça simulações, utilize drones, aparelhos aéreos, gruas e uma infinidade de soluções, nunca chegaremos próximos da situação real de voo de uma grande ave.

Uns malucos resolverem pegar carona em uma águia. Colocaram uma câmera GoPro no bicho e deixaram ela voar. É muito legal perceber a suavidade, o ponto de vista, os caminhos encontrados por ela.

Dá vontade de criar asas e voar também. Abaixo o vídeo.

sábado, 21 de setembro de 2013

VIDAS PROVISÓRIAS - VIDEORREPORTAGEM

Na videorreportagem do Mural do Antena você confere detalhes do lançamento do terceiro romance do jornalista e escritor Edney Silvestre, "Vidas Provisórias".

Sempre muito atencioso conversei com ele sobre esse novo trabalho. Um livro que tem elementos fortes das outras duas obras do autor também já evidenciadas aqui no blog.

Sem dúvidas é uma ótima dica de leitura e estou doido pra começar a ler esse trabalho. Os outros dois livros são muito bons e tenho certeza de que "Vidas Provisórias" não será diferente.

Abaixo você confere um papo rápido com o autor no lançamento que aconteceu hoje aqui em São Paulo.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

PEQUENOS GESTOS, GRANDES REAÇÕES

Tem coisas que fazem a gente ganhar o dia. Normalmente são pequenas coisas, mas que tem grande significado.

Um sorriso inesperado, uma mensagem no meio do nada, um afago de um lugar distante... Você acorda e é recebido por uma energia boa que logo faz seu dia render, mesmo que ele tenha acabado de começar.

Minha terça feira foi assim, com o inesperado, com notícia boa de receber, com surpresa e com aquele carinho que mesmo que tenha sido involuntário já fez meu dia valer a pena.

As vezes não pensamos direito nas nossas pequenas atitudes, nos gestos que cultivamos no dia a dia. Um sorriso, um elogio, uma gentileza, um favor, um sinal de vida, uma lembrança podem transformar totalmente sua rotina, fazer com que você se sinta melhor e caminhe mais feliz.

O contrário também acontece e um gesto mal interpretado, uma palavra colocada de forma equivocada, um olhar mais rigoroso podem estragar seu dia. mas como não foi esse o caso, vamos ficar na parte boa da coisa.

Por falar em gestos e o quanto eles podem influenciar nosso dia e até mesmo nossas vidas, esse vídeo abaixo mostra bem isso. Vi navegando pelas redes sociais e calhou com o assunto que já estava querendo escrever desde hoje cedo. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A PRÓXIMA VÍTIMA

Madrugada é sempre um baú de achados ótimos para a inspiração. Na madrugada de segunda para terça, já passava das 2 horas estava aqui fazendo meus trabalhos quando ao trocar de canal me deparei com a reprise do primeiro capítulo da novela  "A próxima vítima" no canal Viva.

Novela de muito sucesso do autor Silvio de Abreu e que foi muito debatida pelo público com toda a expectativa para descobrir quem era o assassino em série. Legal mesmo a novela que foi exibida pela Globo em 1995.

Anos depois, muita tecnologia depois, muita transformação cultural depois vi o primeiro capitulo rindo do começo ao fim. Como a narrativa atual está bem diferente da forma de contar histórias da década de 90.

Os elementos principais ainda são os mesmos, mas a linguagem, a forma de usar determinadas ações, o ritmo é completamente diferente. E olha que estou falando de uma novela que inovou bastante nessa forma de contar histórias, não era nenhuma água com açúcar.

Ela tem vilões, cenas de assassinato, uma dose de ação e suspense grande, porém os recursos utilizados na época não conseguem fisgar mais hoje. A novela é muito boa e fico imaginando se fosse regravada hoje. 

Assistindo esse primeiro capitulo deu para perceber bastante o quanto nós mudamos. O quanto nossa percepção de tempo foi sendo alterada. Diálogos longos, pouco corte de câmera, cenas mais paradas quase não tem espaço em qualquer horário de novelas. 

Hoje tudo tem que ser o mais rápido, o mais dinâmico, o mais enlouquecido possível para entrar na mesma sintonia que a grande maioria de nós. Dessa forma nossa próxima vítima certamente será o tempo. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PRAZER, EU SOU VOCÊ DAQUI 5 ANOS!

Acabei de receber uma mensagem no celular da Johnnie Walker. Ok, sei lá porque raios recebo uma mensagem de texto com publicidade, não gosto. Porém, a mensagem chegou no exato momento em que eu estava para postar um outro texto aqui no blog.

A frase da mensagem me chamou atenção "Olá, eu sou você daqui a 5 anos". Achei curioso e vi que tinha um site, entrei no site que leva ao canal do Youtube da empresa. Lá assisti ao vídeo (muito bem feito) com essa campanha (veja no final do post).

Em uma fração de segundos pensei como eu gostaria de estar daqui 5 anos e quais conselhos eu daria para o Antena que hoje está aqui diante do computador escrevendo esse post. Confesso que as vezes somos colocados diante de escolhas que nos dão medo, nos deixam inseguros, mas que exigem da gente uma certa dose de coragem para ousar, arriscar e dessa forma conquistar algo que muito provavelmente não estava assim tão fácil diante de nós.

Não acredito em escolhas certas ou erradas, acredito em escolhas, por algumas podemos tomar um atalho interessante para certas conquistas, já outras nos colocam diante de outras possibilidades nem sempre planejadas ou esperadas.

Se o Antena de hoje pudesse falar com o Antena de 5 anos atrás certamente eu gritaria e diria, faça a mesma coisa. Tirando um pormenor aqui e outro acolá, creio que as escolhas feitas foram importantes e fundamentais para chegar onde eu cheguei hoje. Não que eu tenha ido longe, mas estou indo adiante sempre.

O que eu espero do Antena de 5 anos pra frente? Que ele chegue onde estou planejando, caso não chegue, que ele tenha tomado atitudes e feito escolhas grandiosas e ousadas para ir ainda mais adiante. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

1 MILHÃO

Tudo nesse mundo é relativo, 1 milhão também. Pra mim 1 milhão é muito, seja de reais, seja de pessoas, seja de problemas, seja de possibilidades e seja também de visitantes. 

Pois muito bem, chegamos hoje ao número de 1 milhão de visitas a este espaço que tanto se transforma, assim como o jornalista que o comanda. Não sei porque eu ainda insisto em falar no blog como um elemento, na verdade ele é um prolongamento. 

Lembro lá atrás, quando criei o blog, um amigo blogueiro me disse que eu seria um cara de sorte se conseguisse manter o blog por tanto tempo e ainda atingir um número expressivo de visitas. Cá estou sobrevivendo e sendo visitado, mesmo as vezes deixando a casa um pouco vazia (mea culpa).

Sei que para muitos blogs badalados, cheios de mídia, humor, mulher pelada e polêmica 1 milhão é cócegas. Porém não é fácil manter um blog com atualização constante, e sempre tendo um conteúdo PRÓPRIO, produzido, gravado, escrito, narrado, debatido por este que vos escreve. 

Acho que por isso mesmo durante esses mais de 4 anos o reconhecimento chegou de várias formas. Indicações a prêmios nacionais e internacionais, convites para palestras, debates, entrevistas... amigos que fiz nessa coisa louca de compartilhar, interagir, somar ideias... 

O Mural ganhou tanto espaço na minha vida que graças a ele vários outros projetos ganharam força, proporção e credibilidade. 

As videorreportagens em 2009 eram algo pouco explorado nesse universo, tanto que foram tema da minha monografia na pós-graduação, e hoje a produção audiovisual ganhou patamares incalculáveis. Videorreportagens essas que fizeram despertar a atenção de empresas e emissoras. Que me levaram de volta a TV aberta, que me fizeram produzir conteúdo para terceiros, que possibilitaram um aprimoramento profissional que resultou num projeto maior, de webdocumentários, o Personas e agora numa produtora de conteúdo própria, a Amistie (em parceria com minha grande amiga Camilla de Castro) onde atendo grandes clientes e com planos de crescer mais e mais.

Por tudo isso eu digo que 1 milhão é muito, esse 1 milhão me possibilitou milhões e milhões de coisas. Vou chegar aos 2 milhões? Quem sabe, é possível. Se vai ser em 1 ano ou em 1 dia de um post bem inspirado eu não sei. O importante é que seja sempre dessa forma franca, honesta e aberta com vocês que sempre me presenteiam com a visita, comentário, e-mail e carinho. 

Fica aqui um agradecimento especial para todos aqueles que sempre me incentivaram a escrever, publicar, gravar, editar e fazer esse blog girar!!! 

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO