sexta-feira, 21 de março de 2014

REDES SOCIAIS E A FALTA DE SOCIABILIDADE

É engraçado mas a cada dia que passa eu fica cada vez mais assustado quando entro nas redes sociais. Me assusto porque um local que deveria servir de ponto comum, quase que uma praça virtual onde pessoas com interesses comuns, que se conheçam consigam se "encontrar".

Óbvio que as redes sociais não são só isso, muito pelo contrário, elas tem ganhado cada vez mais utilidade, valores, atribuições... Porém ela está perdendo o principal, ser social. 

Não sei o que acontece, mas o ser humano, diante de tais locais, tira a roupa da sociabilidade e vira uma guerreiro medieval com o intuito de atacar, vencer batalhas, dizimar o oposto.

Muitas vezes entro no facebook e me sinto num octógono de MMA. Amigos, pessoas que se conhecem travando verdadeiras batalhas para defender seu ponto de vista e principalmente destruir o ponto de vista contrário. O debate é válido, mas degladiar não. 

São tantos casos recentes que dá até medo. ninguém parece disposto a argumentar, chamar a visão oposta para uma troca de ideias. Não, todos querem a morte do contrário, a aniquilação daquele que não pensa como nós. 

O mundo está me parecendo um grande lugar dualista. Só existe o dia e a noite, o certo e o errado, o bem e o mal, o que eu penso e o que você pensa. Mas a vida não é assim, as coisas não são assim. 

Tome por exemplo quando o sol se põe e durante bons momentos a noite e o dia dividem o céu com imagens lindas e diferentes. É nesse momento de convivência que nós paramos e admiramos. Poderia ser assim com tudo. Achar um meio termo bom para todos, encontrar caminhos que ainda não foram explorados. Chamar o adversário não para destruir o que ele pensa e sim encontrar coisas positivas em todos os argumentos. 

Infelizmente vejo pouco disso, vejo mesmo as pessoas jogando uma granada no primeiro que lhe parece diferente, contrário e que não pensa como você. O pior é que quando essa granada explode ela atinge todo mundo e entre mortos e feridos não se salva ninguém...

Sempre me recordo dessa frase dita na pós-graduação. "Todo ponto de vista é a vista de um ponto" - Leonardo Boff

1 Comentário:

Flávia Schultz disse...

Fantástica matéria...Parabéns...

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante e será liberado após moderação do autor deste blog.

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO