quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DIA DA SAUDADE

Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai...





A música de Vinícius e Tom ilustra bem o dia de hoje. Fiquei sabendo por acaso que hoje é o Dia da saudade. Fiquei então pensando rapidamente entre um afazer e outro o que me faz sentir saudades.

Nossa são tantas coisas. Pessoas, algumas... Lugares, muitos... Acontecimentos, vários... Momentos, com certeza...

Saudade é uma palavra bonita, para muitos a mais bonita da nossa língua. Sentir saudade é algo bom, mas não nos devemos nos aprisionar por ela. Tem gente que com saudade esquece de viver o presente para se prender ao passado, porém todos nós, vez ou outra, vamos nos ver sentindo a saudade.

E você tem saudade de que?

Abaixo a música que acho boa pra data!!!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A DANÇA COM A SERPENTE

O legal de contar histórias de pessoas é que a cada entrevista que realizamos, personagens que encontramos mergulhamos em um universo completamente diferente e surpreendente.

Nessa minha vida de jornalista já são 14 anos registrando histórias, reportando casos e conhecendo muita gente, muita mesmo. Tenho uma ótima memória, lembro de praticamente todas as matérias, e que não são poucas.

Nem sempre temos oportunidade de rever personagens, de contar as mesmas histórias novamente. Vez ou outra isso acontece. No Personas temos uma lista enorme de possíveis entrevistados e algumas histórias merecem outras formas de serem contadas. 

Uma dessas histórias é da Giselle Kenj. A dançarina especialista em dança egípcia é um show. Em 2003 fiz uma matéria com ela. A Giselle é conhecida por fazer várias apresentações com uma serpente albina chamada Thot. 

Foi então que 10 anos depois e algumas tentativas voltei a entrevistar a Giselle. Eu e a Camilla fomos até o restaurante Tantra da Granja Vianna e contamos a história dela.

Abaixo está o vídeo com a entrevista dela e um pouco do show dela com a serpente Thot. Mais uma produção da Amistie Produções

sábado, 25 de janeiro de 2014

... NA CIDADE DE SÃO PAULO

Essa é a SP que vejo todo dia pela minha janela.
As vezes mais cinza, outras mais colorida...
É sempre lindo andar por aqui como diz a música. Nem sempre, ok. Problemas existem aos montes e eles brotam assim como brotam novos moradores, construções, restaurantes, espaços, apertos...

A cidade que completa 460 anos neste sábado é um mar de contradições, de ambiguidades, de sensações e sentimentos. Amo essa cidade, amo muitas cidades, mas São Paulo é aquele amor bandido, que te massacra, te deprime, que te maltrata, mas mesmo assim você olha com carinho sempre achando o lado bom.

Uma das coisas que mais gosto de fazer é quando alguém de fora vem pra cidade e me pede pra ajudar nas andanças pra conhecer a rotina desse lugar maluco. Além dos lugares clássicos e conhecidos, gosto de levar as pessoas para o comum, para o que a gente que mora aqui costuma fazer. 

Tenho meus lugares preferidos (muitos) em Sampa. Curto muito o bairro onde moro, o Bom Retiro. O prédio do banespa, mercadão, teatro municipal... Eu gosto do metrô, dos pastéis de feira com caldo de cana, das comidas da madrugada, das pizzas... Amo a noite e o dia daqui.

Parabéns para essa cidade que tem muitos encantos!! Parabéns São Paulo!!!

Sala São Paulo!!

Bienal!!!

O famoso maluco!!

Do mar de concreto!!

Da comunicação!!

mais uma antena!!

O famoso sanduíche de mortadela.

Ibirapuera.

Prédios, poluição e o sol...

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ESTRANHO NO NINHO

Adoramos rotinas. ir em locais que já conhecemos, nos encontrarmos com os amigos de sempre, fazer aquilo que está dentro da nossa zona de segurança. Sabe aquela coisa de "vou em tal lugar porque lá não tem erro"?

Eu faço muito isso, porém eu acredito que sempre estar nos mesmos caminhos, com as mesmas pessoas e nos mesmos lugares deixa nosso cérebro preguiçoso. É bom fazer a máquina trabalhar mais.

Fiz toda essa introdução pra contar algo que vivi neste final de semana. Uma amiga fez um aniversário em um bar de rock. Não é minha praia, escuto muitas coisas, mas confesso que o rock mais pesado não é lá meu estilo favorito.

Cheguei relativamente cedo ao local e me fez sair completamente da zona de conforto, fez meu cérebro trabalhar, fazer ligações, pensar em muitas coisas e observar atentamente muitos detalhes. Eu, por saber do local antes, fui vestido adequadamente. Na fila me diverti vendo uma enorme sequência de pessoas de preto.

Vez ou outra aparecia alguém que estava completamente fora do contexto e era visível como a pessoa se sentia incomodada. Mulheres bonitas vestidas de formas curiosas e também bem sensuais. Homens cabeludos, outros tatuados (a maioria). 

Foi saindo do meu lugar comum que conheci um lugar novo vi pessoas novas, gente legal e me fez pensar em várias coisas interessantes sobre nós humanos. Ultimamente tenho pensado muito sobre nós, muitas vezes me sentindo um estranho no ninho.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SE O GOOGLE FOSSE UMA PESSOA?

Hoje dei muita risada vendo um vídeo divulgado no facebook. O vídeo traz a personificação do Google. Sim, imagine se o Google fosse um tiozinho sabido, rodeado de arquivos e papeis e que fosse como ponto de pesquisa para nossas grandes dúvidas.

O vídeo é muito bom, vale a pena ver aqui no final do post. Depois que assisti fiquei aqui me questionando sobre o quanto nós temos dúvidas e o quanto coisas absurdas são pesquisadas. Sempre quando penso nisso lembro de um trabalho que tive que fazer para a escola, não me lembro bem a série, mas eu era bem novo.

Um trabalho sobre o folclore brasileiro. Fui até a papelaria, comprei duas folhas de papel almaço (primeira vez na minha vida que escrevo almaço, que palavra estranha). Depois, em casa, vi algumas coisas na enciclopédia Larousse que tínhamos aqui (não, não tínhamos a Barça).  Porém o trabalho precisava ter uma certa quantidade de páginas e o conteúdo que tinha aqui não era suficiente.

No dia seguinte fui até uma biblioteca que existia aqui perto de casa (infelizmente não existe mais). Chamei a bibliotecária, informei o que eu precisava e ela aparece com uma pilha de livros. Era uma tarde ensolarada e a biblioteca funcionava num casarão antigo da época dos barões do café.

Fui até uma mesa onde batia sol, abri os livros e comecei a copiar o conteúdo. O silêncio era presente, nem os carros na rua conseguiam quebrar a cúpula que se formava ao redor do ambiente. Pouco depois chegou uma moça, devia ter uns 16 anos, pegou uns livros e sentou numa mesa próxima a minha. Ela mais olhava para o teto do que lia o conteúdo. Passei a tarde toda ali pesquisando e copiando. Era chato, mas era legal também. Lembro do cheiro, dos ruídos, da roupa da menina, da cara da bibliotecária, da pintura do prédio e de tudo que copiei.

Era mais trabalhoso? Era mais analógico? Era menos produtivo? Pode ser. Mas com certeza a experiência foi muito mais rica, como tantas outras que tive. Muito mais empolgantes do que o trabalho que tive para pesquisar como se escreve almaço e tantas milhares de coisas que eu já tenha pesquisado pelo Google.

Não é nostalgia, não é uma ode contra a tecnologia, muito pelo contrário. Não vivo sem o Google e a ferramenta é mais do que incrível. Quase não percebemos o quanto nós despejamos coisas nele e ele sempre vem com uma resposta pra gente.

O vídeo abaixo é muito bom...


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AUTOMOBILISMO ADAPTADO

Vou aproveitar o evento deste final de semana e falar de dois assuntos num post só. Em Santa Catarina acontece o Desafio das Estrelas, um evento que reúne grandes nomes do automobilismo para uma disputa de kart. 

O evento, organizado pelo piloto Felipe Massa, já é tradicional no início do ano e recebe grande atenção do público e da mídia. Neste ano vai ocorrer uma prova preliminar bem interessante, o kart adaptado.nesta categoria correm pilotos com portadores de deficiência. Serão 10 karts que vão trazer, além de grandes pilotos, histórias de superação.

O idealizador do evento e criador da categoria é o piloto Paulo Polido, que compete em outras categorias e tem uma história muito interessante. 

No ano passado nós tivemos o prazer de entrevistar o Paulo para o Projeto Personas e ele contou toda sua história de superação. 

Você confere abaixo mais esse vídeo produzido pela Amistie Produções

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

EU E A FOTOGRAFIA

Hoje cedo recebi uma mensagem de um amigo me falando parabéns pelo dia do fotógrafo. Recebi com espanto e ao mesmo tempo com alegria. Isso porque minha história com a fotografia, apesar de ter origens distantes é algo relativamente novo.

Comecei a gostar de fotografar nas aulas de fotojornalismo na faculdade. Tive uma professora que me despertou essa paixão. Mesmo com as aulas sendo curtas, muito difícil de aprofundar os assuntos, ela conseguiu fazer com que eu olhasse para a fotografia de forma diferente.

Na época eu já trabalhava em televisão e tudo que tinha relação com imagem me chamava atenção, mas até então eu nunca tinha pego uma máquina com olhar mais técnico. Então assim começou. Lembro de um exercício que fizemos para  aula, com filmes preto e branco e registrando tudo pelo bairro.

Foi nessa época que fiz meus primeiros books. Fotografei minha amiga grávida Juliana, fiz as fotos de da Gabriela e também da Patricia.

Foi com a Patricia que o passado e o presente se encontraram ontem. Muitos anos depois das primeiras aulas de fotografia na faculdade e do book feito para a aula montei a Amistie Produções.

Pela produtora fazemos inúmeros trabalhos audiovisuais e também fotográficos. Ontem fizemos o book newborn da filha da Patricia. Foi muito legal.

E assim minha história com a fotografia é intensa. Fico feliz por ter descoberto essa paixão e trabalhar com ela também.

Quem quiser ver algumas fotos pode acessar o site da produtora clicando aqui e também no meu instagram e facebook!!

Aproveito para parabenizar meu amigos e colegas fotógrafos pelo dia!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TUDO NOVO DE NOVO

Tenho certeza que já usei o título da música do Paulinho Moska aqui antes. Não me lembro em qual situação e não vou procurar pra não me influenciar no texto de agora.

Aliás o título é bem oportuno, já usei ele e vou usar novamente, é novo de novo...  O ano começa hoje (mais ou menos como diria Poderoso Castiga) pra muita gente. Trabalho, volta das atividades, trânsito, correria, a vida louca de sempre. 

Quando olhamos e vemos que tudo tende a se repetir, que a rotina voltará, que as ações serão as mesmas, que as conversas idem, vem o pensamento de que não há mudança alguma, apenas recarregamos as baterias para repetir as mesmas fórmulas do passado. É bem provável.

Temos que repetir aquilo que deu certo, aquilo que vale a pena. Repetir pessoas legais, momentos interessantes, viagens incríveis... 

O que não deu certo descarte e renove. Aprenda com os erros, com as situações ruins, com os momentos que não foram legais e se transforme para que eles não acontecam. 

Agora vamos arregaçar as mangas e começar tudo novo de novo!!!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ENTREVISTA COM REGINA VOLPATO

Neste começo de 2014 vou trazer aqui algumas das histórias que contamos no Personas (site de webdocumentários produzido pela Amistie Produções) durante todo o ano passado. Não tive muito tempo de divulgar no blog e por isso vou aproveitar esse principio de ano para fazer isso também.

Vou começar com uma entrevista que era um "namoro" antigo aqui do Mural do Antena e que acabou dando certo lá no nosso site de webdocs. Regina Volpato.

Já faz alguns anos que queria fazer uma entrevista com a apresentadora e jornalista. Sempre muito simpática e receptiva estávamos combinando e por vários motivos nunca tinha acontecido. Eis que num belo dia fiz uma breve entrevista com ela pela RedeTV!. Trabalhávamos na mesma emissora e acho que essa proximidade acabou facilitando ainda mais.

Porém a entrevista que eu queria seria muito mais adequada ao Personas. Fizemos o convite, que foi aceito de imediato, marcamos a data e fizemos uma entrevista bem legal na casa dela.

Simpática, muito sensata, voz serena e sempre com um sorriso no rosto. Foi uma tarde bem agradável e o resultado você confere abaixo. No Personas tem algumas fotos também.

Aproveito para agradecer novamente a Regina pela atenção conosco!! Foi ótimo!!!

O Mural está aqui

Prêmios

Contadores

free counters

Visitantes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO